rateio para concursos vale a pena?

Rateio de Cursos para Concursos Vale a Pena?

Olá caro leitor! Neste artigo vamos tratar sobre um assunto polêmico: rateio de cursos online preparatórios para concursos públicos.

Se você ainda não sabe o que é um rateio para concursos, neste artigo você vai descobrir todas as informações sobre essa prática.

E se já conhece os rateios, vai saber se vale a pena ou não participar de um deles.

O que são rateios para concursos?

rateio para concursos

Rateio é quando uma pessoa compra um curso original, no site oficial da instituição que produziu o material e depois passa a revendê-lo para outras pessoas, sem autorização do autor.

Essa prática se tornou bastante comum entre os concurseiros em razão do baixo custo que os organizadores dos rateios cobram pelos cursos.

Para você ter uma ideia, em um rateio você encontra facilmente por R$ 30,00 um curso que no site oficial do preparatório não sai por menos de R$ 60,00.

Rateio de cursos para concursos é crime?

Mas o que pouca gente sabe é que rateio é ilegal, tanto para quem organiza quanto para quem participa.

No caso dos organizadores, a ilegalidade decorre do fato de que os autores dos materiais possuem direito exclusivo sobre sua utilização e comercialização.

Dessa forma, quem comercializa os cursos sem a autorização do autor comete o crime de violação de direitos autorais previsto no artigo 184 do Código Penal, punível com detenção de 3 meses a 1 ano ou multa.

Para você ter uma ideia, recentemente, os responsáveis pelo site Concurseiros Unidos, um dos maiores do país na área de rateios foram presos acusados de lucrar 7 milhões com a venda ilegal de cursos online, conforme noticiado no portal G1.

Já quem participa dos rateios acredita que não comete nenhum crime, pois não tem intuito lucrativo. Mas saiba que não é bem assim.

O mesmo Código Penal prevê em seu artigo 180 o crime de receptação para punir a conduta daquele que adquire coisa que sabe ser produto de crime.

Nesse caso, a pena é ainda mais grave: reclusão de 1 a 4 anos e multa.

Outro risco para os concurseiros que participam de rateios é a eliminação no concurso na fase de investigação social.

De acordo com recente decisão do STJ pode ocorrer a eliminação na fase de investigação social caso a vida pregressa do candidato seja reprovável do ponto de vista ético e moral, ainda que ele não tenha antecedentes criminais.

Assim, você correr o risco de estudar durante anos e morrer na praia, ou melhor, morrer na fase de investigação social.

Conclusão: Rateio de concursos vale a pena?

rateio para concursos é crime

Na opinião da equipe do Ceav Concursos participar de rateio de materiais para concursos vale a pena tão somente do ponto de vista financeiro. 

Mas, ainda que o material seja bem mais barato, não compensa a compra pelos riscos envolvidos.

Esse é um barato que pode sair muito caro, caso você venha a responder cível e criminalmente pela compra ilegal de materiais de estudo para concursos.

Por isso, o ideal é que você faça um esforço, economize e compre os cursos originais e nos sites oficiais.

Assim você fica tranquilo para se preocupar apenas em estudar, sem medo de ser eliminado do concurso dos seus sonhos!

Então é isso! Qualquer dúvida entre em contato ou deixe um comentário.

Leia também

Rateio de Cursos para Concursos Vale a Pena?
Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *